Glossário Oftalmológico

Glaucoma

O glaucoma é uma condição que afeta os olhos, causando danos ao nervo ocular e fazendo com que o paciente tenha seu campo visual reduzido aos poucos. Se não for tratado, pode levar à cegueira. Para pacientes acima dos 40 anos de idade, período em que o glaucoma se torna mais comum, é recomendável uma visita anual ao médico oftalmologista, com o objetivo de descartar a presença do glaucoma e evitar que a doença se torne intratável. A principal causa é o aumento da pressão do olho. A segunda causa mais comum do glaucoma é uma alteração no fluxo sanguíneo que nutre o nervo ótico. A doença também pode acometer crianças, embora elas não manifestam nenhum tipo de sintoma.

Os sintomas são:

● Perda gradual da visão lateral;
● Dor forte e súbita em um dos olhos;
● Visão embaçada ou com a impressão de ser pior do que antes;
● Olhos vermelhos e inchados;
● Náuseas e vômitos;
● Dores na testa;
● Lacrimação;
● Sensibilidade à luz;
● Nebulosidade na parte frontal do olho;
● Aumento de um olho ou de ambos os olhos.

Tratamento:

O glaucoma é uma doença crônica e progressiva que não tem cura, mas que pode e deve ser tratada. Com o tratamento correto, é possível preservar a visão do paciente e evitar que a doença evolua para a cegueira.

Marque uma consulta ou entre em contato com um médico oftalmologista do HORGS para mais informações e a indicação do melhor tratamento.

Utilizamos cookies para monitorar o tráfego do website e melhorar a sua experiência, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir