Glossário Oftalmológico

  • Limpar busca
Afacia
Esta condição é a falta de lentes oculares, estrutura que possibilita o foco do olho. Normalmente a afacia tem origem em uma cirurgia de catarata, genética ou um ferimento na visão podem ser responsáveis também, mas de forma rara. Na maioria dos casos, ela é desenvolvida em adultos com idade avançada, mas há casos de bebês que já nascem com essa condição ou ela é desenvolvida nos primeiros seis meses de vida.
Anisometropia
Quando o grau de refração é diferente em cada olho chamamos de anisometropia. Esta condição pode ter diversas causas, incluindo fatores genéticos, trauma ocular, doenças oculares e até mesmo uso prolongado de óculos ou lentes de contato com prescrição inadequada.
Astigmatismo
O astigmatismo faz com que a pessoa não consiga enxergar corretamente, causando dificuldade para focalizar a imagem tanto de perto quanto de longe. Os médicos acreditam que a causa do astigmatismo esteja relacionada com alterações no formato do olho. A córnea de pessoas com astigmatismo é mais ovalada e é isso que gera problemas de visão. A doença é hereditária, podendo se desenvolver com o passar dos anos devido a uma alteração no formato da córnea, ou podendo estar presente desde o nascimento.
Blefarite
A blefarite é uma inflamação das margens das pálpebras, geralmente localizada nos cílios. A inflamação não é contagiosa. Ela pode afetar uma ou ambas as pálpebras e se tornar uma condição crônica. As causas da blefarite ainda não são confirmadas, mas já foram comprovados alguns fatores para o seu desenvolvimento como o excesso de produção de óleo, levando a obstrução dos poros e inflamação das pálpebras, infecções bacterianas, dermatite seborreica e ácaros das pestanas.  
Catarata
A catarata ocorre quando o cristalino (lente usada pelo olho humano para processar imagens) adquire uma opacidade, o que faz com que a pessoa sinta como se existisse uma névoa permanente na frente de seus olhos. A catarata é uma doença que se desenvolve vagarosamente e, em seu princípio, pode não incomodar o paciente por completo. Os fatores que podem causar a catarata são o uso sistemático e sem indicação médica de colírios, inflamações intraoculares, traumas na região, excesso de radiação e diabetes.
Catarata Congênita
A catarata congênita é caracterizada pela opacificação do cristalino, a lente transparente usada pelo olho humano para processar imagens. A condição é presente desde o nascimento ou se desenvolve durante o primeiro ano de vida dos bebês. Podendo ser parcial ou total e afetar um ou ambos os olhos. Essa condição pode ser causada por diversos fatores como infecções intrauterinas, condições hereditárias, síndromes genéticas e metabólicas, parto prematuro, uso de medicamentos durante a gestação, traumas oculares e contato com a radiação, após o nascimento.
Ceratocone
O ceratocone é raro, sendo caracterizado pela deformação da curvatura da córnea, que provoca um afinamento. Isso faz com que a córnea se projete para a frente, formando uma saliência em forma de cone, o que pode causar o comprometimento da visão. As causas do ceratocone não são totalmente confirmadas, mas sabe-se que é hereditário e de caráter genético. Podendo também ter relação com fatores ambientais e comportamentais, como o hábito de coçar os olhos, que em pessoas com a predisposição genética acaba danificando a córnea.
Conjuntivite
A conjuntivite é uma inflamação da membrana transparente que reveste o globo ocular e o interior das pálpebras. Na maioria das vezes ela ataca os dois olhos, podendo afetar um só também, sendo aguda ou crônica, podendo durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. São duas as principais causas da conjuntivite, as reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes e por vírus ou bactérias, somente nestes casos sendo contagiosa e transmitida pelo contato direto com a secreção ou com objetos contaminados.
Daltonismo
Esta doença é uma condição que afeta a capacidade do paciente de enxergar diferentes tonalidades de cores ou discernir por completo uma cor da outra. O daltonismo é mais comum nos homens, mas também pode afetar mulheres, ainda que mais raramente, por estar ligada ao cromossomo X. O daltonismo é hereditário e recessivo, mas a condição pode ser desencadeada por outros fatores, como doenças relacionadas ao descolamentode retina. Ou por lesões neurológicas, tumores cerebrais e até mesmo o uso de determinados medicamentos de forma rara.
Degeneração Macular Relacionada à Idade – DMRI
A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) causa lesão progressiva da mácula, área central da retina, tendo como consequência a perda gradual da visão central. Os fatores de risco para esta condição são a idade, histórico familiar, tabagismo, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, obesidade, exposição excessiva ao sol e uma dieta pobre em ácidos graxos ômega 3. A doença pode prejudicar gravemente a visão e levar à cegueira no olho afetado.
1 2 3
Utilizamos cookies para monitorar o tráfego do website e melhorar a sua experiência, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir