Glossário Oftalmológico

  • Limpar busca
Descolamento de retina
O descolamento da retina é uma situação de emergência que acontece com o desprendimento da retina da superfície interna do globo ocular. Esta condição é mais frequente após os 50 anos, mas pode surgir em pacientes mais jovens após traumas nos olhos, realização de cirurgia ocular de qualquer tipo ou que possuem diabetes.
Estrabismo
O estrabismo é o desequilíbrio na função dos músculos oculares, causando desvio dos olhos para dentro, para fora ou para cima, podendo afetar ambos os olhos. O problema pode surgir nos primeiros meses de vida, em crianças e até adultos. Em sua maioria, a causa do estrabismo é na verdade um desarranjo no desenvolvimento dos sistemas ocular e cerebral, além de hereditariedade, tumores, paralisia cerebral e outros distúrbios neurológicos.
Glaucoma
O glaucoma é uma condição que afeta os olhos, causando danos ao nervo ocular e fazendo com que o paciente tenha seu campo visual reduzido aos poucos. Se não for tratado, pode levar à cegueira. Para pacientes acima dos 40 anos de idade, período em que o glaucoma se torna mais comum, é recomendável uma visita anual ao médico oftalmologista, com o objetivo de descartar a presença do glaucoma e evitar que a doença se torne intratável. A principal causa é o aumento da pressão do olho. A segunda causa mais comum do glaucoma é uma alteração no fluxo sanguíneo…
Hipermetropia
A hipermetropia é a dificuldade de enxergar de perto, sendo caracterizada pela visão desfocada. A principal causa da hipermetropia é quando o globo ocular do paciente é um pouco mais achatado ou a córnea mais plana em decorrência de fatores genéticos. Assim, a imagem acaba se formando depois da retina, criando um erro de refração.
Miopia
Miopia é o nome da doença que causa alterações nas estruturas dos olhos, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade em enxergar de longe. O problema pode atingir crianças e adultos, em um ou nos dois olhos. As causas vão depender do tipo de miopia. Na miopia de curvatura, da córnea ou cristalino tem uma curvatura fora do normal. No caso da miopia axial, o globo ocular é mais alongado do que o normal. Já a miopia secundária ocorre por conta da degeneração ou deslocamento do cristalino, geralmente após cirurgia de glaucoma ou algum trauma.
Moscas Volantes
As moscas volantes são formas se movimentando lentamente no campo de visão. A causa mais comum das moscas volantes é que com a idade o vítreo pode ficar mais líquido e começa a se soltar do globo ocular, causando o aparecimento dos pontos. Outra causa bastante comum é a separação do vítreo da superfície da retina. Inflamações no olho devido à rupturas na retina, hemorragia ou problemas nos vasos sanguíneos do globo ocular também podem provocar moscas volantes.
Olho Seco
Denominada também de ceratoconjuntivite sicca, a síndrome do olho seco é uma condição marcada pela diminuição da quantidade de lágrimas, que faz com que os olhos do paciente fiquem secos, vermelhos e irritados. No caso de pacientes acima dos 65 anos, a síndrome do olho seco pode ocorrer devido a uma diminuição natural na produção de lágrimas. A síndrome também pode ser desenvolvida no caso de pacientes que trabalham em ambientes muito secos e pacientes que fazem uso de determinados medicamentos, como anti-histamínicos ou pílulas anticoncepcionais, outro caso são os pacientes que usam lentes de contato.
Presbiopia
A presbiopia ou "vista cansada" é uma condição natural associada ao envelhecimento, em que o olho apresenta uma capacidade progressivamente diminuída para focar em objetos próximos. As causas da presbiopia não são completamente compreendidas, mas são relacionadas a perda de elasticidade do cristalino, mudanças na curvatura do cristalino, no contínuo crescimento e perda de força dos músculos ciliares.
Pterígio
O pterígio é uma alteração na membrana transparente do olho, que é chamada de conjuntiva. Esta alteração costuma ser sobre a superfície do olho em direção à pupila. Em casos mais avançados de pterígio, ele pode crescer de maneira mais rápida ou pode cobrir a pupila a ponto de interferir na visão do portador. Dentre as causas comuns do pterígio estão o olho seco, a exposição contínua e crônica dos olhos à luz solar e exposição direta dos olhos ao vento, poeira e/ou poluição.
Retinopatia Diabética
A retinopatia diabética é uma das complicações da diabetes e uma das principais causas de cegueira nos adultos, causada por alterações estruturais que ocorrem nos vasos sanguíneos da retina. Com o evoluir da doença, estes vasos tornam-se incontinentes e libertam sangue ou fluido sanguíneo para o espaço retiniano ou para o vítreo causando problemas na visão. A retinopatia diabética não está só dependente dos valores da glicemia, mas também de outros fatores como a hipertensão arterial, hábitos tabágicos e o fator genético.
1 2 3
Utilizamos cookies para monitorar o tráfego do website e melhorar a sua experiência, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir