Glossário Oftalmológico

Daltonismo

Esta doença é uma condição que afeta a capacidade do paciente de enxergar diferentes tonalidades de cores ou discernir por completo uma cor da outra. O daltonismo é mais comum nos homens, mas também pode afetar mulheres, ainda que mais raramente, por estar ligada ao cromossomo X. O daltonismo é hereditário e recessivo, mas a condição pode ser desencadeada por outros fatores, como doenças relacionadas ao descolamentode retina. Ou por lesões neurológicas, tumores cerebrais e até mesmo o uso de determinados medicamentos de forma rara.

Os sintomas são:

● Dificuldade em distinguir cores e diferenciar tons de cores iguais;
● Sensibilidade à luz;
● Não conseguir ver brilho nas cores;
● Dor de cabeça ao olhar para diferentes cores em fundos diferentes.

Tratamento:

O daltonismo não tem uma cura atualmente, mas é possível encontrar óculos diferenciados e outros tipos de equipamentos que conseguem ajudar o indivíduo a recuperar sua capacidade de ver cores e diferenciar as tonalidades. Eles funcionam dependendo do grau de daltonismo da pessoa.

Marque uma consulta ou entre em contato com um médico oftalmologista do HORGS para mais informações e a indicação do melhor tratamento.

Utilizamos cookies para monitorar o tráfego do website e melhorar a sua experiência, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir