Glossário Oftalmológico

Catarata Congênita

A catarata congênita é caracterizada pela opacificação do cristalino, a lente transparente usada pelo olho humano para processar imagens. A condição é presente desde o nascimento ou se desenvolve durante o primeiro ano de vida dos bebês. Podendo ser parcial ou total e afetar um ou ambos os olhos. Essa condição pode ser causada por diversos fatores como infecções intrauterinas, condições hereditárias, síndromes genéticas e metabólicas, parto prematuro, uso de medicamentos durante a gestação, traumas oculares e contato com a radiação, após o nascimento.

Os sintomas são:

● Esbranquiçamento das pupilas do bebê;
● Movimentos dos olhos sem coordenação para direções variadas.

Tratamento:

O tratamento adequado irá variar de acordo com a gravidade da doença e a idade da criança. No caso de cataratas congênitas parciais, geralmente não é necessária a realização de uma cirurgia, o tratamento pode envolver o uso de colírios e medicamentos prescritos pelo médico. Em situações mais graves, é recomendada a realização de uma cirurgia para substituição do cristalino.

Marque uma consulta ou entre em contato com um médico oftalmologista do HORGS para mais informações e a indicação do melhor tratamento.

Utilizamos cookies para monitorar o tráfego do website e melhorar a sua experiência, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir