“Mudar a cor dos olhos” sem recomendação médica para fins estéticos pode trazer riscos para a visão, alerta oftalmologista do HORGS
Data: 17 de julho de 2025

Recentes casos de procedimentos realizados por famosos para pigmentação da córnea repercutiram nas redes sociais e geram alerta sobre a saúde da visão
Pelo menos dois casos de famosas que realizaram procedimentos para alterar a cor natural dos olhos repercutiram recentemente nas redes sociais. Ainda que não seja novidade, a ceratopigmentação consiste em uma intervenção cirúrgica manual ou à laser para pigmentar a córnea, a parte transparente dos olhos, alterando a coloração natural. Geralmente prescrito para pacientes com perda total da visão para melhorar a estética, o procedimento vem sendo realizado em olhos saudáveis, condição que pode trazer riscos para a visão, segundo o médico oftalmologista e Diretor Científico do HORGS - Hospital de Olhos do Rio Grande do Sul, Dr. Wagner Schneider.
“Na estrutura do globo ocular, íris é a parte que dá a cor para os olhos. Nesse procedimento, é realizada a pigmentação da córnea, uma estrutura que está acima da íris, que é muito sensível, transparente e por onde passa a luz. Quando isso ocorre sem nenhuma indicação médica, apenas para fins estéticos, corre-se o risco da perda da transparência natural da córnea, com isso comprometendo a correta avaliação das estruturas intraoculares e dificultando muito a realização de procedimento cirúrgicos futuros que envolvam catarata, glaucoma ou doenças de retina, por exemplo”, explica Schneider.
Contudo, os riscos não param por aí. De acordo com o especialista, a pigmentação da córnea para fins estéticos em olhos saudáveis pode incorrer em uma série de riscos, como infecções e até a perda visual. “Não é um procedimento recomendado para pessoas que têm olhos saudáveis, exatamente pelo fato de estar relacionado a uma série de riscos para a visão desse paciente. É diferente de um paciente com deficiência visual e que possa vir a ter essa necessidade cosmética de não ficar com o olho branco, por exemplo”, reforça o médico oftalmologista.
Mais detalhes sobre a ceratopigmentação
A ceratopigmentação é um procedimento realizado em pacientes com perda total da visão que apresentam uma coloração esbranquiçada nos olhos. Essa intervenção permite pigmentar a córnea dos pacientes para auxiliar na estética dos olhos, diante de quadros de cegueira irreversíveis. Por outro lado, em olhos saudáveis, o procedimento não é recomendado, conforme o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e demais entidades ligadas à área, justamente pelas complicações que podem evoluir para a perda total da visão.
HORGS
O Hospital de Olhos do Rio Grande do Sul é referência em saúde oftalmológica. Composto por um corpo clínico especializado e infraestrutura seis estrelas, o Hospital está instalado na Rua Teixeira Soares, 780, no Centro. O contato pode ser feito pelo telefone (54) 3632.4994 ou pelo WhatsApp (54) 9.9286.3212.