HORGS completa primeiro ano de operação com destaque para inovação, tecnologia e alta resolutividade
Data: 15 de agosto de 2025

Instituição de abrangência regional idealizada por médicos oftalmologistas comemora primeiro ano de funcionamento neste 15 de agosto
Inserido em uma região nobre da área médica de Passo Fundo, no Norte Gaúcho, o HORGS - Hospital de Olhos do Rio Grande do Sul completa seu primeiro ano de operação nesta sexta-feira, 15 de agosto, sendo reconhecido como uma instituição de saúde oftalmológica referência em inovação, tecnologia e alta resolutividade. Idealizado por um grupo de médicos oftalmologistas e empresários, o HORGS representa um novo capítulo na história da oftalmologia gaúcha.
Orientado pelo conceito “6 estrelas”, o HORGS foi projetado para garantir uma experiência em saúde oftalmológica exclusiva. Desde a recepção às salas cirúrgicas, cada um dos espaços da estrutura de 1.100 metros quadrados foi pensado no conforto do paciente. Possui, ainda, um Centro de Diagnóstico composto por cinco salas para a realização de mais de 15 tipos de exames, consultórios oftalmológicos equipados e um Centro Cirúrgico com 4 salas, sendo uma delas específica para a realização de cirurgia refrativa, com o Laser Schwind Amaris, capaz de corrigir o “grau” do paciente em segundos.
O CEO do HORGS, Marco Machry, comenta que o principal diferencial do empreendimento está na natureza de sua implantação, pensado em conjunto por oftalmologistas e investidores.
“Com o HORGS, nós temos em Passo Fundo um hospital oftalmológico modelo. Este primeiro ano mostrou que tínhamos uma demanda reprimida de um espaço de alto padrão focado em tecnologia, alta resolutividade e experiência exclusiva, tanto para outros médicos oftalmologistas quanto para os pacientes”, analisa.
O primeiro ano de operação do HORGS também trouxe o desafio de proporcionar atendimento de alto padrão para o maior número de pacientes, conforme destaca o administrador da Instituição, João Carlos de Carvalho.
“Nesse primeiro ano, o trabalho foi estratégico para colocar o HORGS à disposição para o maior número de pacientes, seja via atendimento particular, mas também, pelos convênios e planos de saúde. Buscamos o credenciamento com foco na maior cobertura. Hoje, são 10 planos de saúde conveniados ao HORGS e estamos trabalhando para ampliar esse número”, pontua.
Inovação, tecnologia e alta resolutividade como destaque
O médico oftalmologista e Diretor Clínico do HORGS, Dr. Jackson Jaques de Castro, destaca a grande aceitação dos profissionais e pacientes, além da resolutividade dos casos atendidos.
“A aceitação e satisfação, tanto dos profissionais quanto dos pacientes, superou as expectativas neste primeiro ano do HORGS. Logo no início do nosso funcionamento, já imprimimos essa identidade, essa maneira especial de atender e resolver os casos dos pacientes, tento equipamentos altamente tecnológicos para isso, com um corpo clínico extremamente qualificado”, reforça Castro.
Para o médico oftalmologista e Diretor Técnico do HORGS, Dr. Roger Syllos, a união entre equipe, corpo clínico, tecnologia e compromisso com a experiência do paciente possibilitou consolidar o HORGS como referência.
“Sem dúvida nenhum o Hospital tem plena capacidade de tratar todo tipo de demanda oftalmológica em todas as especialidades, seja ela cirurgia refrativa, cirurgia de catarata, cirurgia de vítreo, retina, plástica ocular, cirurgia de glaucoma, cirurgia de superfície ocular, dentre tantas outras. E só alcançamos isso com a sinergia entre a nossa equipe, nosso corpo clínico, nossa tecnologia, e sobretudo, a confiança dos nossos pacientes”, ressalta Syllos.
Resolutividade também foi a palavra escolhida pelo médico oftalmologista e Diretor Científico do HORGS, Dr. Wagner Schneider.
“Em um ano, o HORGS conseguiu alcançar, através de muito investimento em tecnologia e de muito investimento em capital intelectual humano em todas as áreas, a capacidade para a resolução de todas as doenças oftalmológicas, sendo elas complexas ou não complexas. Ao longo dos próximos anos, nós vamos seguir buscando o que tem de melhor no mundo e que Passo Fundo seja centro disso”, completa Schneider.
Do total de atendimentos realizados no período de 12 meses, 46% foram exames, 36% consultas e 18% cirurgias. Atualmente, o HORGS conta com 18 médicos oftalmologistas em seu corpo clínico, 20 funcionários entre técnicos administrativos, técnicos de enfermagem e enfermeiros, 10 convênios com Instituições e planos de saúde, totalizando cerca de 70 municípios em sua área de abrangência.
Localização estratégica
O HORGS está instalado na principal área médica de Passo Fundo, na Rua Teixeira Soares, 780, no Centro. Nas redes sociais, os perfis @horgspf trazem as novidades da Instituição. O contato com a Instituição pode ser feito pelo telefone (54) 3632.4994 ou pelo WhatsApp (54) 9.9286.3212. Mais informações no site www.horgs.com.br.