Dia Mundial da Visão: oftalmologista alerta para a importância dos cuidados preventivos e apresenta dicas para manter a saúde ocular
Data: 9 de outubro de 2025

Data internacional que visa conscientizar a prevenção à cegueira e à deficiência visual é celebrada nesta quinta-feira (9)
Responsável por cerca de 85% das informações que as pessoas processam diariamente, segundo dados do Ministério da Saúde, a visão é fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida. Nesta quinta-feira, 9 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Visão, data instituída pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB), que visa a conscientização da importância de cuidados com a saúde dos olhos, bem como estimular atividades de prevenção e tratamento das principais causas de cegueira.
Conforme o último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, a dificuldade de enxergar - mesmo com lente de contato ou uso de óculos - atingia 7,9 milhões de brasileiros e liderava o ranking das pessoas com algum tipo de deficiência, que registrava 14,4 milhões.
Esses dados são confirmados pelo Dr. Roger Syllos, Diretor Técnico e médico do HORGS - Hospital de Olhos do Rio Grande do Sul, em Passo Fundo. “É uma realidade muito comum. Atualmente, existem cerca de 1,2 milhão de cegos no Brasil, além de um grande número de pessoas com alguma deficiência visual que poderia ser prevenida ou tratada. Muitos problemas de visão podem ser prevenidos ou minimizados com cuidados simples no dia a dia", pontua.
O impacto da dificuldade de enxergar e até mesmo da perda total da visão compromete diferentes áreas da sociedade, conforme relata Syllos. Por isso, o oftalmologista alerta para os cuidados adequados que as pessoas devem ter com a visão e a busca por atendimento profissional especializado.
“Existe um sofrimento pessoal quando se tem dificuldade de visão. A deficiência visual impacta no futuro da sociedade, porque reflete em tudo, seja na educação, emprego, previdência social e na qualidade de vida. É fundamental ficar alerta com os sinais que o olho humano pode dar, transmitindo que algo não está normal com a visão”, enfatiza o oftalmologista.
Orientações de cuidado com a visão
No Dia Mundial da Visão, Dr. Roger Syllos elencou algumas orientações e cuidados importantes para a saúde dos olhos, tanto para quem não utiliza óculos ou lentes de contato como para quem necessita desse auxílio para enxergar melhor. Confira as cinco dicas do especialista:
Dica 01 - Os olhos e as lentes de contato: siga as instruções de uso das lentes, bem como o prazo de tolerância das mesmas no olho. Ao se colocar uma lente que está sendo usada a vários dias e haver um grande desconforto com elas no olho, sugere-se descartá-las e passar a utilizar um novo par. Com isso, evita-se infecções e complicações oculares.
Dica 02 - Pacientes portadores de doenças gerais: pacientes portadores de doenças sistêmicas como diabetes, artrites, hipertensão arterial, doenças do coração, entre outras, podem ter acometimentos oculares causados por elas. Converse com o seu médico generalista ou especialista sobre os riscos de acometimento ocular da sua doença.
Dica 03 - Doenças oftalmológicas silenciosas: existem várias doenças oculares que não apresentam sintomas iniciais na visão, como glaucoma, retinopatia diabética e até tumores. A única forma de identificação desses quadros é o exame oftalmológico completo.
Dica 04 - Cuidado com a autoprescrição! Colírios são remédios, portanto, não devem ser usados sem prescrição médica. Alguns podem até danificar os olhos, causando como efeitos colaterais catarata e glaucoma.
Dica 05 - Os olhos são órgãos delicados: os olhos podem ser facilmente atingidos por agressões do meio ambiente, sejam por pólen, poeira, agentes químicos ou traumatismos. Portanto, em situações de risco ou quaisquer ferimentos, procure atendimento o mais breve possível. Cuidar da sua visão é cuidar do seu bem-estar e da sua vida.