Glossário Oftalmológico
Retinopatia Diabética
A retinopatia diabética é uma das complicações da diabetes e uma das principais causas de cegueira nos adultos, causada por alterações estruturais que ocorrem nos vasos sanguíneos da retina. Com o evoluir da doença, estes vasos tornam-se incontinentes e libertam sangue ou fluido sanguíneo para o espaço retiniano ou para o vítreo causando problemas na visão. A retinopatia diabética não está só dependente dos valores da glicemia, mas também de outros fatores como a hipertensão arterial, hábitos tabágicos e o fator genético.
Os sintomas são:
● Visão turva;
● Pontos flutuantes;
● Flashes de luz no campo de visão;
● Perda de visão repentina.
Tratamento:
O tratamento depende do estado da doença. O melhor tratamento para a retinopatia diabética é, naturalmente, a prevenção. Na retinopatia diabética proliferativa a principal indicação é o tratamento com laser. Se a hemorragia vítrea for grave, pode ser necessário efetuar cirurgia, onde o sangue e o vítreo são removidos da cavidade vítrea e substituídos por soro.
Marque uma consulta ou entre em contato com um médico oftalmologista do HORGS para mais informações e a indicação do melhor tratamento.