Glossário Oftalmológico
Visão Subnormal
Visão subnormal ou baixa visão é uma alteração na capacidade de enxergar que não pode ser corrigida com o uso de óculos convencionais, lentes de contato, cirurgia e medicamentos. A condição de visão subnormal é dada para pessoas que apresentam uma redução da capacidade de enxergar ou do campo de visão e que não possuem tratamento para melhorar esta condição. Isso afeta a execução de atividades simples do cotidiano e a qualidade de vida do paciente. Bebês prematuros ou portadores de doenças congênitas estão mais suscetíveis a apresentar visão subnormal. No entanto, existem outras causas que aumentam o risco de desenvolver a baixa visão como o glaucoma, lesões oculares e cerebrais, doenças genéticas e baixo consumo de vitamina A na fase de desenvolvimento.
Os sintomas são:
● Perda de visão central;
● Perda da visão periférica;
● Dificuldade de enxergar com pouca luz;
● Visão embaçada ou turva.
Tratamento:
A baixa visão não tem cura, mas existem tratamentos que podem impedir que a visão piore. Uma das alternativas oferecidas são recursos ópticos que podem oferecer mais independência ao portador de visão subnormal, como lupas manuais, óculos com lente de aumento e telelupas que podem ser adaptadas aos óculos de leitura. A visão subnormal pode limitar algumas atividades, mas, com a orientação correta do oftalmologista, é possível manter uma rotina independente.
Marque uma consulta ou entre em contato com um médico oftalmologista do HORGS para mais informações e a indicação do melhor tratamento.