Catarata
A catarata consiste na opacificação do cristalino. Essa opacificação pode ser resultado da senilidade, trauma, medicações ou pode ser até mesmo congênita.
A cirurgia é realizada pela técnica de facoemulsificação. Nesta técnica são realizadas 2 microincisões corneanas para a entrada dos instrumentos, facoemulsificação do cristalino e implante da lente intraocular.
A cirurgia de catarata, também conhecida como facectomia, tem o intuito de retirar o cristalino do olho, parte que é afetada pela condição devido a perda de transparência adquirida com o tempo.
O que é Catarata?
A catarata é uma condição ocasionada no cristalino, parte do olho que é responsável por gerar a refração da luz para o cérebro, podendo se esticar para focalizar melhor os objetos que estão próximos, por exemplo.
Com o tempo, há o desgaste das fibras do cristalino, fazendo com que haja a dificuldade de focalizar os objetos próximos, condição conhecida como Presbiopia. Se o desgaste for maior, o cristalino pode perder a sua transparência, ocasionando a catarata.
Caso a catarata não seja revertida a tempo, pode ainda evoluir para perda total da visão, ocasionando uma cegueira reversível.
Tipos de Catarata
A catarata possui três tipos distintos de ser contraído, sendo eles:
-
- Catarata senil: O tipo mais comum da doença, neste modo o desgaste acontece com a idade, geralmente se manifestando a partir dos 65 anos de idade;
- Catarata congênita: Neste tipo de catarata, o recém-nascido já possui a condição, adquirida devido a uma má-formação do cristalino durante a gestação;
- Catarata traumática: Por fim, a catarata pode ser adquirida por algum tipo de trauma ou lesão ocular, geralmente um acidente de carro ou uma grande queda.